top of page

SIGA

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram-new-2016-logo-D9D42A0AD4-seeklogo.com
  • YouTube Social  Icon

O que devo levar na mala para o meu intercâmbio?

Muitas pessoas quando estão de mudança para um outro país ficam com essa dúvida: - Afinal, o que levar na mala para o intercâmbio?

Sim, praticamente todas as pessoas que estão indo estudar fora fazem esse questionamento, e mesmo que o intercâmbio seja por um período curto, você deve escolher com bastante critério o que levar para que não carregue peso desnecessário e correr o risco de levar coisas que não irá utilizar por lá.

Dependendo do tempo da sua estadia no país, a dúvida pode ser ainda maior, o que foi o meu caso rsrs

Meu marido e eu viemos para Brisbane - Austrália, sabendo que iríamos ficar por um ano, e com chances de estender esse período. As dúvidas foram muitas, afinal, você não quer deixar algo pra trás e precisar lá na frente.

Pensando nisso, fiz uma listinha com algumas dicas do que você deve considerar na hora de preparar a sua mala!

1) Primeiramente, você deve saber qual é o clima predominante do local que você vai. Por exemplo, aqui em Brisbane o clima é bem quente (tanto que o estado de Brisbane, Queensland é conhecida como The Sunshine State - tradução de O Estado do Sol) e nós já sabíamos disso antes de vir. São raros os dias dias de chuva, na verdade, desse 1 ano que estamos para fazer aqui (que será no próximo mês :D), dá para contar em uma mão os dias de chuvas e que fez frio por aqui (bate até uma saudaaaade).

Então, o primeiro passo é saber qual é a estação e o clima da cidade que você vai nos dias anteriores à sua viagem e como será no período em que você morar lá.

2) Sempre vá preparado para alguma eventualidade. Eu coloquei na minha mala muitas roupas de calor, mas também casacos e alguns (poucos) cardigãs para os dias de frio.

Você precisa estar preparado para quando houver a mudança de clima. Porém, sem exageros. Se por exemplo você for para o Canadá, o que deve prevalecer são as roupas de frio, porém, não precisa levar o seu guarda-roupa inteiro de inverno, e já explico o por quê no próximo tópico.

3) Na minha opinião, e de muitos amigos e pessoas conhecidas, não vale a pena chegar no país com uma mala enorme de roupas. Isso porque além de você carregar muito peso, quando estiver vivendo no país novo vai adquirir novas roupas com o passar do tempo e muitas das coisas que você levou ficarão velhas (dependendo claro do tempo de uso) e você terá que se desfazer até para não voltar com muitas malas para o seu país e evitar pagar excesso de bagagem (ainda mais que hoje em dia o serviço de bagagem não é mais gratuito e ter que pagar por cada quilo que você vai levar (e é muito caro :/).

4) Já aproveite e faça uma limpa no seu closet e faça um bazar ou melhor, doe suas roupas e calçados para quem precisa. Avalie os itens que você irá realmente utilizar e os que só estavam de enfeite já pode passar adiante, até para você não colocar na mala alguma coisa achando que vai usar, e chegando lá você perceber que realmente não vai mais com a cara dela, ou ela já não veste tão bem quanto antes.

5) É sempre bom ter um calçado de cada estilo para usar. Por exemplo: chinelo, tênis, bota, sandália, etc. Pois para cada ocasião você estará preparado (a). Eu, sabendo do calor que era aqui, não trouxe nenhuma bota (e no Brasil eu sempre usava), e não trouxe com receio de não precisar usar. Porém logo quando meu marido e eu chegamos em Brisbane, no dia seguinte começou a chover e fazer um friozinho, e uns dias depois como estava tendo o ciclone Debbie próximo a nossa cidade, começou chover e fazer um friozinho e eu não tinha as minhas botas usar, então acabei me arrependendo muito.

6) Se você vai com foco de só estudar e não trabalhar e tiver com o dinheiro bem definido, sabendo que não vai poder sair gastando à vontade, selecione bem as roupas e leve um pouco para cada ocasião, mas por exemplo, se o lugar é sempre muito frio, não adianta encher a mala de vestido, saia, sandália, etc. O que deve prevalecer são as roupas de frio, que é o que vai usar na maior parte do tempo.

7) Se você vai estudar, vai ficar um longo período (a partir de 6 meses por exemplo) e vai com a intenção de trabalhar, tente levar realmente poucas coisas, pois quando você estiver trabalhando, pode ir comprando roupas novas, até porque, quando você recebe na moeda local do país, como por exemplo aqui na Austrália que é o dólar australiano, ou os Estados Unidos que é americano, você vai enlouquecer nas lojas e lugares nesses países pois fica muuuito mais em conta de se ter as coisas do que no Brasil por exemplo.

Então antes de viajar, não precisa ficar comprando coisas novas e encher a mala, pois no Brasil, a gente sabe que as coisas são muito mais caras (e as vezes não podemos nem confiar na qualidade do produto), e no exterior você pode comprar produtos de qualidade, mas sem pagar um absurdo.

*Vale ressaltar que pra quem for trabalhar no país compensa ir comprando as coisas por lá pois você ganhará na própria moeda do país, porém, se você for ficar convertendo a nossa moeda para a moeda deles, aí vai sair muito mais caro para você e não vai compensar.

Essas são algumas dicas que eu espero poder ajudar você na hora de fazer sua mala para o seu intercâmbio. E gente, realmente as vezes não usamos nem metade do que trazemos se não fizermos boas escolhas. Se você na hora que estiver escolhendo o que vai levar olhar para algo que você não usa há um bom tempo e até nem lembrava mais, não adianta pensar que você vai usar depois porque você não vai!

(Falo por experiência própria)

Se você gostou do post, achou útil, compartilhe com seus amigos na sua rede social, e se você não conhece, tem também o meu canal lá no youtube clique aqui e você será redirecionado para ele! Além de eu contar sobre a minha experiência fazendo intercâmbio aqui na maravilhosa terra dos cangurus, também tem vários vídeos legais que acho que você pode gostar.

Ahhhh e não esquece de se inscrever tá?!

Beijos!

bottom of page