top of page

SIGA

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • instagram-new-2016-logo-D9D42A0AD4-seeklogo.com
  • YouTube Social  Icon

Resoluções de 2018: Como saber definir e organizá-las!


Quando um ano se inicia, com ele vêm novas expectativas, muitas expectativas eu diria.

Que o novo ano seja melhor que o ano que passou, que objetivos ainda não alcançados e até mesmo novos desejos sejam realizados no ano que entrou.

Mas acontece que, a gente sempre começa o ano com aquela ânsia de ir atrás para conquistar esses objetivos, e com uma animação e força de vontade fora do comum.

Mas aí, a vida começa a andar normalmente de novo. Acabam-se as festas, as viagens, ou até mesmo aquele sossego de ficar em casa sem compromissos importantes, dormir até tarde vendo aquela série favorita, ler um livro, e por aí vai.

E depois, volta a rotina normal de toda pessoa. Trabalho, escola/faculdade, compromissos corriqueiros do nosso dia-a-dia. De repente, a gente se vê naquela mesmice, e sem sair do lugar começa a se questionar: Quando eu vou dar o primeiro passo pra alcançar a tal coisa que eu desejo?

O que eu estou fazendo para que meu novo ano seja diferente do ano passado?

Vale ressaltar que, novas resoluções consistem não somente em planos enormes, que requerem uma mudança muito radical. Para cada objetivo, é necessário analisar o tempo necessário que você vai precisar para alcança-lo. Por exemplo, uma pessoa que quer fazer um intercâmbio, porém, precisa levantar os recursos financeiros e deseja chegar no país já com algum conhecimento da língua. Quais são os primeiros passos que ela deve fazer para começar a cumprir alguns requisitos para a realização dessa meta? Pesquisar o país e cidade que ela deseja fazer o intercâmbio, fazer orçamentos, estudar todas as situações, por exemplo custo de vida do local ou locais, caso a pessoa pesquise mais de uma opção para ter um comparativo (o que é o recomendado), depois que definir o local e já ter uma base do investimento, definir um valor X para começar a juntar para pagar o intercâmbio, abrir uma conta poupança/corrente especificamente para esse caso, para não correr o risco de mexer no dinheiro que está sendo guardado, começar a fazer um curso do idioma do qual irá aprender/desenvolver no país de intercâmbio, entre outras coisas que você deve considerar para ter uma estimativa do tempo que você irá levar para conseguir cumprir este primeiro objetivo.

Por outro lado, existem aquelas objetivos que não demandam de um longo tempo, e que você pode começar a qualquer momento, por exemplo: quer ter uma vida mais saudável, além de querer perder/ganhar peso dependendo do que o seu corpo necessita e o que você considera ser normal para você (claro que com consciência, sem exageros), e você já sabe em que tempo vai fazer, se antes/depois do trabalho, ou durante o almoço, e você só precisar dar o primeiro passo e ir procurar uma academia que você goste, que seja de qualidade e que você se sinta à vontade e faça a matrícula!

Mas aí, você vai postergando, deixando para depois, e de repente até esquece e depois quando se dá conta, fica se lamentando e se culpando por não ter sido determinada. Eu falo por mim mesma, quantas vezes eu não estipulei novos objetivos e necessidades que deveria fazer e acabei não cumprindo, ou até mesmo nem tentando.

E o pior, é quando ainda colocamos nas costas de Deus para nos livrar da culpa e responsabilidade, como quando a gente fala: ah não era pra ser! Se não aconteceu, não era pra ser! Claro, que às vezes o caso pode ser esse mesmo, mas têm coisas que a gente nem tentou, e ás vezes tínhamos oportunidade e facilidades para começar e não demos o passo para ao menos tentar. Aí não tem como né gente, Deus coloca os meios na nossa vida, mas a gente deve aproveitá-los!

Têm tempo, tem dinheiro pra investir naquele curso que você tanto quer fazer? E porque não foi atrás? Ah tá, tava “sem tempo”, ou gastou demais no cartão de crédito com coisas sem necessidade e que não são prioridade. Sério! Isso é um tapa na minha própria cara, porque gente, como eu já fiz isso na minha vida! Mas quem nunca não é mesmo?

Mas isso significa que devemos entregar os pontos e não fazer nada para mudar? Nããão! Vamos ser diferente nesse novo ano, vamos traçar, começar e concluir os objetivos. Se der certo, ótimo, se não der, mesmo com muita dedicação e força de vontade, aí sim talvez não era pra ser!

Vamos colocar as expectativas em nós, porque os dias gente, vão passar, com você levantando a bunda do sofá ou não, então nós é que devemos fazer acontecer!

Então vamos organizar as ideias pra não esquecer e saber o que devemos tentar correr atrás esse ano?

Então você pode começar a anotá-las em uma dessas opções:

1. Planner em papel!

​Pode ser estilo agenda, ou aqueles semanais/mensais que você pode tanto deixar na mesa, quanto para colocar até em geladeira, ou na porta do seu guarda-roupa, o importante é você sempre se lembrar do que precisa correr atrás!

2. Agenda digital:

Aplicativos que você pode fazer o download no celular/tablet (eu uso o Evernote atualmente, e acho ótimo), utilizar o calendário do seu e-mail ou qualquer outro serviço de fácil acesso. Coloque ele na tela principal do seu dispositivo, sabe aquele que têm os ícones mais importantes que você utiliza? Então!

Dicas para você sempre ter todas as ações a serem tomadas/cumpridas bem organizadas no seu planner e na mente:

Defina as prioridades

Analise a sequência de medidas que devem ser tomadas por ordem, por exemplo: comprar um carro. Defina um tempo livre para pesquisar opções de veículos, preços, e questões que estejam dentro de sua condição. Que você sabe que é atingível. Depois que souber defina quais medidas irá tomar para conseguir comprar o veículo. Não têm carta de motorista? Coloque lá como prioridade antes do veículo, claro,TIRAR CNH. Ou, precisa de mais um valor X para completar o valor da compra, defina os meios que vai fazer você ter esse valor.

Seja objetivo:

Coloque em tópicos o que você precisa fazer. Se você de repente colocar mil ideias para o OBJETIVO 1 da sua lista por exemplo, seu planner pode ficar com aquela poluição visual sabe? Informações demais, que faz a mente cansar rápido e com isso, pode criar até uma desmotivação, mesmo que involuntariamente.

Mantenha o foco

Isso é realmente importante? Se a resposta for sim, quando bater momentos de: “o caminho é muito longo para eu conseguir cumprir”, “não sei se terei paciência para esperar por esse tempo que é necessário para realizar isso” – já troque esses pensamentos que desmotivam lembrando do por que você precisa disso, os frutos que irá colher depois de alcança-lo, e se for algo que deve realmente ser cumprido, uma hora você vai ter que começar a correr atrás dele, e se retomar com o plano depois de muito tempo, mais vai demorar pra você atingi-lo.

Tenha noção de tempo

Não adianta estipular muitas coisas que você não vai conseguir dar conta em um único ano. Saiba analisar o que demanda um curto, médio e longo prazo de tempo e sincronize os da maneira que achar ser possível realiza-los no decorrer do ano.

Menos é mais

Você precisa entrar em forma, fazer um curso/obter certificação que sua área profissional demanda, quer começar um negócio à parte e organizar sua festa de casamento ao mesmo tempo – PÉRAI! Assim você pode enlouquecer ou pelo menos, ficar muito desgastado (a) mentalmente, fisicamente ou até mesmo emocionalmente. Não se esqueça da primeira dica: defina as prioridades e não tente fazer tudo de uma vez. Você pode não conseguir se dedicar o que deveria em nenhuma das tarefas, e as chances de alguma delas dar errado, são grandes! Então controla a ansiedade aí, e defina o que vem primeiro, e o que pode ser feito em outro momento você deixa para depois que concluir a primeira.

Tarefa importante

Dar o no que você concluir! Quer sensação mais deliciosa? (Tá existe várias, mas vamos focar aqui hahaha)

E minha dica mais pessoal ainda e que eu exerço sempre é: Coloque seus planos nas mãos de Deus, e peça para ele capacitá-lo (a) para conseguir alcançar esses objetivos, e que se for da vontade dEle, darão certo! Não sofra se de repente no meio do caminho você viu que não era isso que você queria e tirou algo da sua lista, ou se você tentou algo e infelizmente não deu certo, a vida é muito mais que isso. Definir e colocar metas em um papel ou aplicativo pode ser um recurso que utilizamos para organizar nossas ideias e objetivos, mas não o mais importante de tudo!

Que Deus abençoe seu ano ♥

bottom of page